USUARIOS ON-LINE


Este blog tem o intúito de informar aos leitores sobre fatos históricos da cidade de Crato do Estado do Ceará

TRADUZA - TRANSLATE

Powered by Estimulanet.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Siqueira Campos














José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato –Ceará em 1º de agosto de 1928.

Aos 8 anos de idade mudou-se para a cidade de Cariús (CE) onde completou seus estudos.

Seu pai era conhecido como Sr. Pacífico, tinha a profissão de sapateiro e também consertava arreios; sua mãe chamava-se Regina, segundo fonte fidedigna.

Na adolescência foi morar no município de Colinas do Estado de Tocantins, lá trabalhou no ramo madeireiro em Nova Bandeirantes, estrada de Arapoema.

Foi vereador de Colinas (então norte de Goiás), deputado federal por Goiás de 1971 a 1988 e defensor da criação do Estado do Tocantins, que ocorreu com a Constituição de 1988.

Governou o Tocantins por três vezes (1989-1990/1995-1998/1999-2002). Eleito governador pela primeira vez, quando várias cidades disputavam para ser a sede do novo Estado, Siqueira já lança a idéia de uma nova capital, na qual muitos não acreditaram.

Em 1989, se dá o lançamento da pedra fundamental de Palmas, a última cidade planejada a ser construída no século XX.

Em 2002, Siqueira escolheu o então deputado estadual Marcelo de Carvalho Miranda para ser seu sucessor e com a força de Siqueira, Marcelo se elegeu com 60,6% dos votos válidos.

Porém em 2005, o grupo político (A União do Tocantins) que Siqueira fundou e dominou o Estado praticamente desde a sua criação, se rompeu com Marcelo deixando o PSDB para ingressar no PMDB, abrindo uma nova fase na história da política do Estado. Siqueira tentou se candidatar a governador pala 4ª vez mas perdeu a eleição para Marcelo Miranda.

O ex-governador é tido como uma das maiores liderança política da história do Estado do Tocantins, sendo amado por alguns e odiado por outros. Sua liderança no Estado é tão forte, que há um grupo de partidos políticos que tradicionalmente o apóia em todas as eleições (inclusive municipais), sendo chamado de União do Tocantins ou simplesmente de UT.

Filho amado do Crato seu nome sempre foi bem lembrado pela sua força e coragem, em sua homenagem seu nome foi dado a uma das paraças do centro da cidade.
























FONTES:

sitios:

www.clebertoledo.com.br

http://wapedia.mobi

http://www.jornalopcao.com.br

fotos:Diario do Nordeste

www.melhoresdotocantins.com.br


Comentários:

Postar um comentário

DÊ AQUI SUA OPNIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 
Tema para Blogger Mínima 223
Original de Douglas Bowman | Modificado por BloggerSPhera