USUARIOS ON-LINE


Este blog tem o intúito de informar aos leitores sobre fatos históricos da cidade de Crato do Estado do Ceará

TRADUZA - TRANSLATE

Powered by Estimulanet.com

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

IRINEU PINHEIRO


Nasceu em Crato aos 06 de Janeiro de 1881 e faleceu aos 21 de Maio de 1954. Filho do Dr. Manoel Rodrigues Nogueira Pinheiro e D. Irineia Pinto Nogueira Pinheiro.Cursou o primário no Seminário São José e graduo-se em Medicina na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro em 1910.
De volta ao Crato, clinicou durante muitos anos e foi um estudioso dedicado da história da região, no qual foi mestre.

Exerceu grandes funções em nossa cidade: foi fiscal Federal do Colégio Diocesano; professor do Seminário São José; Presidente do Banco do Cariri; Fundador e 1° presidente do Rotary Clube; Sócio correspondente do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras; Sócio-fundador e 1° presidente do Instituto Cultural do Cariri.
Escreveu dois livros: (1938)O Juazeiro do Pe. Cícero e a Revolução de 1914 e O Cariri (1930), ambos bem recebidos pelo o público. O último foi aclamado até pelo escritor José Lins do Rego que declarou o livro como “Uma obra de fôlego, feita com seriedade e o tom de narração viva dos melhores escritores do gênero. Pode o Cariri, contar com um homem de primeira qualidade entre os melhores do país. Li o Cariri com visível mágoa de não haver mais páginas para devorar”. Deixou uma obra inédita: Efemeridades do cariri, considerado por ele mesmo a sua melhor obra.
Faleceu acometido por um ataque cardíaco fulminante enquanto terminara de escrever uma carta a um amigo falando sobre planos para o futuro.

Texto: Evandro Rodrigues de Deus

Comentários:

Postar um comentário

DÊ AQUI SUA OPNIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 
Tema para Blogger Mínima 223
Original de Douglas Bowman | Modificado por BloggerSPhera