USUARIOS ON-LINE


Este blog tem o intúito de informar aos leitores sobre fatos históricos da cidade de Crato do Estado do Ceará

TRADUZA - TRANSLATE

Powered by Estimulanet.com

terça-feira, 3 de março de 2009

HISTÓRICO :EXPOCRATO



O Café Isabel Virgínia, na cidade de Crato, era o ponto de encontro de políticos, intelectuais e autoridades. No dia 1º de maio de 1944, estavam presentes no local o prefeito em exercício Dr. Wilson Gonçalves, seu cunhado Professor Pedro Felício Cavalcante dentre outros, conversando acerca da monótona e pacata vida na cidadezinha do interior. Dr. Wilson Gonçalves, dirigindo-se diretamente ao saudoso Pedro Felício, disse que precisavam criar um evento para movimentar a cidade. Sendo indagado sobre o que poderiam criar, prontamente respondeu que poderiam criar uma exposição agropecuária.
A idéia foi posta em prática quase que imediatamente. No final de maio do mesmo ano, o Prefeito Wilson Gonçalves foi à Fortaleza participar de uma audiência com o Secretário Estadual da Agricultura e Pecuária Dr. Rui Monte, (agrônomo), em busca de apoio do governo para concretização do sonho, alegando que apesar da cidade não ser de tradição pecuária, o evento traria um desenvolvimento e aprimoramento maior desse setor na cidade. Enfrentou todos os obstáculos contrários a realização da feira, derrubando argumentos fortes e conseguindo o apoio do governo para a realização da 1ª feira agropecuária.
Ao retornar ao Crato, foi recebido com alegria pelos políticos, representantes da classe agropecuária e outras autoridades de região na praça da estação. Tinha até banda de música! A repercussão da notícia foi feita pela imprensa local, que divulgou a notícia na amplificadora local e na edição dominical do jornal “A ação “.
O próximo passo do prefeito foi fazer uma reunião com o bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Pires, quando então solicitou a doação de terreno para a realização do evento. Conseguiu o terreno de um antigo sítio da Casa de Caridade de Crato, fundada pelo Padre Ibiapina, onde hoje se localiza a reitoria da Urca. Instalaram no local um parque para a primeira exposição e criaram uma Comissão central que cuidaria de todo o tramite necessário para a realização da primeira exposição.
No dia 21 de junho de 1944 foi lançada a 1ª Exposição Agropecuária do Crato pela portaria 100/1944, nomeando como patrono e presidente o Professor Pedro Felício Cavalcanti e criando a primeira Comissão Central Organizadora do evento. Foram à exposição de Uberaba-MG para trazer um comboio de animais. A Comissão comprou um vagão de animais de raça que saiu de trem para o Rio de Janeiro, de lá veio de navio até Fortaleza e chegou ao Crato de Trem.
Em meados de setembro do mesmo ano é distribuída entre os criadores da região do Cariri o regulamento da primeiríssima exposição agropecuária do Nordeste; apenas dois meses antes da realização da 1ª “Expo- Crato” , que aconteceu no dia 04 de dezembro, com a presença do então governador do estado , Francisco Menezes Pimentel, dentre outros convidados ilustres, dos quais destacamos o bispo diocesano Dom Francisco de Assis Pires; o qual, tendo apoiado o projeto desde o início, também abençoou as instalações do parque, na sua inauguração.
O evento aconteceu no período de 04 a 07 de Dezembro de 1944 e obteve grande sucesso. Porém, entre a primeira e a segunda edição houve um intervalo de 09 (nove) anos, devido a crise provocada pela segunda guerra mundial que também repercutiu na região do Cariri. Somente no ano de 1950, três anos antes do centenário da cidade, o prefeito em exercício Dr. Décio Teles Cartaxo decidiu reativar a Exposição Agropecuária no antigo bosque, onde hoje está localizada a praça Alexandre Arraes. Lá foram realizadas a segunda, a terceira e a quarta edições. No entanto na quinta Edição, na administração do Prefeito Dr. Ossian Araripe, ex-deputado federal e pai do atual prefeito Samuel Araripe, em parceria com o Governo do Estado é que foi transferida para o local onde hoje é a sede definitiva do Parque de Exposição Pedro Felício, e o evento então passou a ser realizado de quatro para sete dias.
Em 1960 a Exposição do Crato foi promovida a categoria de Exposição Centro Nordestina, por unanimidade de votos, pelos 10 Secretários de Agricultura e Pecuária do Nordeste, inclusive com o referendo de Minas Gerais, devido ao seu crescimento exorbitante.
Além da Exposição de animais , o grande atrativo da Expocrato são as atrações artísticas. Por seus palcos já passaram grandes nomes da música popular Brasileira no palanque do picadeiro, dentre eles Luiz Gonzaga e grandes nomes da música nacional. Quem não tem saudade, dentre outros, do trio elétrico Asas da América que tocava músicas contagiantes ao redor do picadeiro?, embalando muitos romances e alegrando multidões.
Inicialmente essa atrações se apresentavam na parte superior do parque e a entrada era gratuita, depois com crescimento da Exposição, a área de stands e bares foi transferida para a parte inferior do parque, passando a ser pago pelo público.
Hoje, a exposição do Crato é uma das maiores do Brasil. Movimenta a economia da região trazendo emprego e renda para diversos setores da sociedade atraindo muitos turistas do país e até do exterior. Anualmente passam mais de 50.000 pessoas por lá. É uma festa que abre espaço pra todos: pobres e ricos, brancos, pretos e amarelos. Não importa a raça a cor ou a religião. A exposição traz alegria ao Crato nas férias. É a festa mais esperada do ano, por crianças, jovens e adultos. Talvez, nem mesmo o seu criador, em seus mais ardoroso sonho, tenha aspirado tanto sucesso nas festas da Exposição. Uma simples idéia que virou realidade. Quem conhece não esquece jamais.

Fonte de Pesquisa: Crato,ce.Revista Expocrato 2006, Ano I nº.01

Evandro Rodrigues de Deus

2 Comentários:

Flávia Teles disse...

Gostei muito de saber mais sobre a Exposição do Crato. Sou cratense com muito orgulho e tudo que diz respeito a essa cidade maravilhosa me interessa.
Valeu!

Unknown disse...

Gostei ! Os entendidos do Crato, acabam de informar que a primeira Expocrato tinha ocorrido em 1965. Como sabia que não , procurei informação e vim parar aqui. Fiquei feliz em saber a verdadeira história.

Postar um comentário

DÊ AQUI SUA OPNIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 
Tema para Blogger Mínima 223
Original de Douglas Bowman | Modificado por BloggerSPhera